Deseja conhecer meu trabalho?

 

Resenha - Um Sinal de Esperança

     O filme, dirigido por Peter Kassovitz e que tem Robin Williams como protagonista, trata da vida de Jakob Heym, um comerciante que vive na Polônia em tempos de guerra entre nazistas e poloneses. Ele procura trazer mensagens de esperança e otimismo aos judeus que vivem nessa tensão diária, alegando que possui um rádio e ouviu notícias favoráveis com relação à guerra. Logo, Jakob é perseguido pelos alemães, que querem tomar o fictício rádio a qualquer custo, e depois de resistir diversas vezes, se entrega aos inimigos. 
 
     A obra teoricamente termina com a morte de Jakob, em plena praça pública, ao ser forçado a dizer para a população que esteve mentindo o tempo todo sobre o rádio que possuía; mas a verdadeira cena final é outra: Lina, interpretada por Hannah Taylor-Gordon, uma garota que foi de certa forma adotada por Jakob após salvar sua vida em uma estação de trem, se emociona ao ver um sinal de esperança em um campo: uma banda de Jazz tocando alegremente. Jakob fez várias vezes essa referência à Lina e aos seus amigos: “quando os tanques americanos vierem nos salvar, haverá até banda de Jazz tocando música para nós”.
 
     No filme podemos perceber a importância da comunicação, tendo em vista o sofrimento causado pela falta dela, que mantinha toda a população polonesa sem informações sobre o que estava acontecendo no mundo ao seu redor. Os judeus não tinham acesso a nenhuma veículo de comunicação e quando os nazistas souberam da existência de um - fictício - rádio, a repressão foi muito maior, pois não queriam que eles tivessem nenhum tipo de cesso a qualquer fonte e/ou informação sobre os reais acontecimentos.

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.