Deseja conhecer meu trabalho?

Nova papelaria da Uniso preza pelo atendimento de qualidade 

        A papelaria Tomodaty’s, inaugurada na Universidade de Sorocaba, em 22 de fevereiro deste ano, inicia suas atividades tendo como foco o atendimento ágil e de qualidade a funcionários e estudantes. “A principal reclamação em relação à gestão anterior era a demora, nossa papelaria quer mudar isso”, afirma Vanessa Iglesias Yakusawa, proprietária do estabelecimento. 

        Para isso, dez funcionários foram contratados visando rapidez para realizar o serviço de fotocópias, encadernação, plastificação, cartões de visita e impressão, disse Vanessa. Além dessas opções, a papelaria localizada no campus Cidade Universitária ainda conta com a venda de materiais escolares e presentes. 

        Olga Furcher, 26 anos, estudante do quinto período de Letras, conhecia a outra loja e acredita que a demora no atendimento não era o maior problema, mas sim o preço da fotocópia. Coisa que, segundo ela, não mudou na papelaria Tomodaty’s, “No centro da cidade o valor do xerox ainda é mais barato do que na universidade”, disse Olga. 

        A estudante acredita que o atendimento da atual papelaria é eficiente, sua única reclamação fica por conta do preço dos serviços oferecidos aos estudantes. Desde o dia de sua inauguração, o custo da cópia é de 12 centavos por folha, valor muito alto, na opinião de Olga.
      
  

_________________________________________________________________________________________________________________________

Pacotes turísticos para a Copa não atraem sorocabanos 

A Copa do Mundo de Futebol, que acontecerá na África do Sul entre 11 de junho e 11 de julho, não deve movimentar o setor de turismo em Sorocaba. Tudo indica que o torcedor deverá torcer pela seleção brasileira na cidade e não viajar até o país sede do evento. “Os pacotes para a África do Sul não estão tendo a procura esperada por causa de seus altos custos”, afirma Amanda Buzzo, gerente da agência de turismo Monções do Shopping Esplanada. Já o comércio sorocabano está aquecido nessa época do ano e produtos como camisas oficiais da seleção e bolas de futebol têm sido artigos muito procurados.

Segundo informação veiculada pela agência noticiosa France Presse, o motivo pela baixa procura por ingressos e pacotes turísticos para a Copa do Mundo seria culpa da crise financeira, iniciada nos Estados Unidos e que também afetou o Brasil em 2009. "Estamos diante de uma situação econômica difícil, mas os estádios estarão cheios. Dependerá, naturalmente, das partidas", completou o ministro dos esportes Makhenkesi Stofile.

Não é o que pensa a gerente de atendimento da agência BTour Turismo, localizada no centro, Gisele Fontes Moreira Berganton. Para ela, a procura por pacotes para a Copa do Mundo é baixa em função de seu alto custo e não devido a resquícios da crise financeira. Gisele ainda disse que um roteiro que inclua passagem aérea, hospedagem e ingressos para os jogos da seleção brasileira custam mais de 20 mil reais. Amanda Buzzo também afirma que em sua loja, um roteiro para o evento de futebol na África do Sul não sai por menos de oito mil dólares.

A procura por pacotes para a Copa do Mundo 2010 existe, no entanto, como é um produto destinado a uma classe mais alta, as duas agências consultadas não estabeleceram metas de venda para este ano. Amanda declara que em média três ou quatro pessoas procuram a loja por semana atrás de informações, mas poucas fecham negócio. Já Gisele afirma que até o dia 20 de março nenhum pacote havia sido vendido e não há previsão para que essa situação mude, “Pode ser até que melhore, mas não criamos muita expectativa porque o produto não tem muita aceitação no mercado de Sorocaba”.
Tanto na Monções Turismo como na BTour, outros roteiros para a África do Sul também são oferecidos e têm chamado mais atenção do turista que deseja conhecer o país. Essa procura aumentou a partir do anúncio de que a Copa do Mundo de Futebol de 2010 seria realizada no país. “Em função da Copa, outros pacotes para conhecer a África do Sul passaram a ser mais procurados, pois tem um custo mais baixo”, afirma Gisele.
Torcedor sorocabano
As vendas em lojas de materiais esportivos e roupas de ginástica, ao contrário dos pacotes turísticos para a Copa do Mundo do Futebol, estão a todo vapor e devem crescer com a proximidade do evento. Os sorocabanos estão dispostos a torcer pelo Brasil vestindo o item mais procurado nesses estabelecimentos: a camisa oficial da seleção brasileira. “Camisa, camisa, camisa, é o que mais sai em época de Copa do Mundo”, afirma Roger Rovanhake, vendedor da loja Sorocicle do Shopping Esplanada.
A nova camisa oficial da seleção brasileira, feita com material reciclado, já pode ser encontrada nas lojas de Sorocaba e custa cerca de 180 reais. O público que procura esse artigo está aumentando e é eclético, segundo Rovanhake, tanto homens quanto mulheres e, inclusive, turistas compram a camisa da seleção canarinho. Já Fernanda Oliveira, gerente da loja de roupas de ginásticas Body Plus, localizada no centro de Sorocaba, afirma que das cerca de 50 pessoas que procuram a camisa oficial por semana, a maioria é homem.
O aumento na procura e venda conforme a Copa do Mundo se aproxima não se resume às camisas oficiais, artigos relacionados à seleção também fazem sucesso.  Para tanto, as lojas se programam para atender o público. A gerente Fernanda afirma que este ano a loja se preocupa em ter além das camisas, mas também agasalhos e camisetas com as cores da bandeira do Brasil no estoque.
Artigos como bandeiras, camisas de outras seleções e chuteiras foram procurados em Copas anteriores e prometem ser sensação este ano, de acordo com João Batista, subgerente da loja de calçados e artigos esportivos Baby Plus, aberta no centro de Sorocaba há 35 anos.  Existe também uma preocupação caso o Brasil seja campeão, já que o comportamento do consumidor muda se isso ocorrer, afirma Batista, “Se a seleção ganhar a Copa a venda de camisas e outros produtos deve aumentar bastante”.

 

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.